domingo, 19 de maio de 2013

Rússia e a Revolução de 1917


HISTÓRIA DA RÚSSIA - PERÍODO ANTIGO

Informação retirada do site da Embaixada Russa no Brasil

O território da Rússia atual passou a ser povoado pelo homem pré-histórico há cerca de 900 mil anos, quando veio o clima frio da Ártica. O gelo com a expessura de mais de 1000 m invadiu o Norte da Europa e quase cobriu os Montes Urais.

Os homens primitivos sobreviveram ao período glaciário e também avançaram no seu desenvolvimento. Quando o gelo recuou para além do círculo polar, estabeleceu-se o clima favorável para lavoura e criação de gado. Os homens colheram sereais com foices de cilício, as mulheres fiaram linho e lã.


Nos séculos IX- VIII a.C. os pré-eslavos, defendendo-se das tribos nômades guerreiras, ergueram fortalezas de madeira e dominaram a arte de fazer armas de ferro.

Naquele tempo remoto surgiram as primeiras lendas sobre os "bogatyrs"- ferreiros (herois épicos russos), que venceram os dragões. Dragão que devorava as pessoas simbolizava, em contos de fadas russas, as incursões das tribos das estepes que resultavam em incêndios, pilhagem e cativeiro.

Fundação de Moscovo

No início do século XII "Kievskaia Rus'' dividiu-se em mais de uma dúzia de principados. Uma região no Nordeste russo entre os rios Volga e Oka, celebre pelas suas terras férteis e bem protegida pelos bosques dos assaltos das tribos nómadas, foi governada pelo príncipe Iuri Dolgoruki (Iuri-de-mãos-longas).

Príncipe Iuri Dolgoruki 

Ele construiu várias cidades e fez alianças com os vizinhos. Em 1147 ele convidou seus vizinhos para uma aldeia fronteiriça, "Moscovo", onde eles celebraram a vitória sobre os inimigos. Esta data ficou sendo considerada como a data da fundação de Moscovo. Em 1156 em Moscovo foi construída a primeira fortaleza de madeira, que virou depois uma das maravilhas do mundo - o Kremlin de Moscovo.

Em 1237 a Rússia foi invadida pelas tribos dos tártaros mongóis. Esmagando a forte resistência das cidades separadas russas as hordas de mongóis avançaram para o interior do país destruindo tudo o que foi construído durante os séculos de trabalho.

O jugo tártaro durou cerca de 250 anos, dominando a vida política e cultural russa. A vitória dos russos unidos, chefiados pelo Príncipe Dmitri Donskoi, sobre as tropas tártaras, em 1380, foi o marco crucial para o fim do jugo. Mais de dois séculos foram necessários para reerguer a Rússia das cinzas.

Renascimento russo

A partir da segunda metade do século XIV começa a renascimento russo. Começou a reconstrução do Kremlin, que deveria expressar as ideias da união e da potencia do Estado russo. Em 1471 começou a se erguer uma nova catedral, "Uspenski". Sua arquitectura acumulou as velhas tradições russas e as técnicas da arquitectura italiana da época renascentista. As maciças cúpulas de ouro fizeram lembrar a potência e união das terras russas. Perto daquela catedral cresceram as outras: Blagovechenski, Arkhanguelski e outros. Uma das maravilhas do mundo é a Catedral Pokrovski (Pokrov - Festa do Manto da Virgem), erguido na Praça Vermelha pelos mestres Barma e Postnik. A catedral é constituída de 9 igrejas ímpares, reunidas em torno de um pavilhão.

A época do Pedro O Grande

A Rússia tradicionalmente introvertida e auto-suficiente deu passo gigante nas áreas económica, política, da política exterior, social e cultural, bem como nas reformas radicais do seu exército, na época do Pedro O Grande.

Até o final do século XVII a Rússia não tinha nem frota mercante, nem Marinha. Estava isolada dos mares Negro e Báltico, o que dificultava o seu relacionamento com a Europa. Em 1672 Pedro I subiu ao trono de czar da Rússia. Foi ele quem desempenhou um dos mais importantes papéis na história russa. Pedro I foi o primeiro a entender a importância da Marinha e mandou várias delegações russas para aprenderem a arte de navegar nos mares da Europa. Ele foi o fundador das tropas regulares, sofisticou sua organização e logística.

Pedro o GRANDE

A vitória na Guerra do Norte (1700-1721) garantiu à Rússia o acesso ao Mar Báltico, pelo que lutou durante muitos séculos. "A janela para o Ocidente" estimulou as actividades diplomáticas e beneficiou as parcerias, principalmente com os países da Europa Ocidental. Expandindo e desenvolvendo os seus territórios em direcção Norte, ao redor do rio Volga, montes Urais e além dos Urais, na Sibéria e na costa do Oceano Pacífico a Rússia tornou-se Império.

No início do século XIX o Império Russo fez parar e fugir o exército invasor do Napoleão I, Imperador francês, fato que entrou na história russa com o nome de Guerra Patriótica de 1812.

Depois da abolição da escravatura em 1861 que existia na Rússia desde século XVI começou o desenvolvimento impetuoso da economia. Nas últimas décadas do século XIX registou-se forte crescimento de manufacturas, empresas privadas, bancos e comércio. No mesmo período as disparidades sociais alcançaram o seu auge e o descontentamento com governo foi muito generalizado.

A Guerra Mundial de 1914-1918 diminuiu o potencial da economia da Rússia até o mais baixo nível, exauriu os recursos materiais e financeiros

Kremlin de Moscovo

HISTÓRIA - PERÍODO SOCIALISTA

Em Outubro de 1917 os “bolcheviques” (quer dizer – “representantes da maioria”) do Partido Social-Democrático de Trabalhadores da Rússia chefiados por Vladimir Lenin conduziram a Rússia à Grande Revolução Socialista. O objectivo da revolução era a eliminação da injustiça social e a criação de uma sociedade que deveria evoluir para comunismo.

F
                    Família Imperial Russa, assassinada pelos bolcheviques em Julho de 1918

Juntamente com vários países vizinhos a Rússia formou, em Dezembro de 1922, aUnião das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Durante os 31 anos seguintes o país foi governado pela elite do partido de “bolcheviques” encabeçada por Joseph Stalin. Stalin com a elite bolchevique impôs o totalitarismo, usurpando todo o poder na URSS. O totalitarismo vitimou milhões de pessoas inocentes e dizimou-as em campos de trabalho e morte. A maioria dos dirigentes do Exército Vermelho, das Forças Armadas soviéticas, foi submetida a repressões, o que feriu gravemente o potencial defensivo do país. Apesar do terror político e da arbitrariedade, a industria estava-se modernizando rapidamente, aumentando o potencial bélico e o peso do país nos processos decisórios internacionais.


Em 1941 as tropas da Alemanha nazista atacaram a União Soviética. Os nazistas durante os dois primeiros anos da Segunda Guerra Mundial já tinham conquistado a maior parte da Europa. Em tempo muito curto o país recolheu todas as forças físicas e morais para rechaçar o inimigo. A valentia dos soldados, as habilidades dos generais e esforço máximo de cada cidadão contribuíram para a capitulação da Alemanha em Maio de 1945. A guerra causou 27 milhões de vítimas dos cidadãos soviéticos.

A ideia socialista atingiu o seu topo nos anos 60, começando depois o declínio, a estagnação e a crise. A economia dirigida pela burocracia comunista permaneceu em banho-maria graças às injecções de capitais provenientes das exportações de recursos minerais como petróleo e gás natural. As despesas militares abalaram o orçamento estatal e influenciaram o crescimento desproporcional do ramo militar da indústria.

Muitas ideias construtivas que apareciam nos círculos económicos foram rejeitadas. Todos os aspectos da vida da sociedade inclusive a política externa, foram inseridos em apertados moldes ideológicos. Em meados dos anos 80 o país enfrentou a necessidade das reformas radicais nas áreas económica, social e política.


Michail Gorbatchev, Secretário Geral do Partido Comunista, que tornou-se o primeiro e último Presidente do URSS, começou a reformar a sociedade.

Entretanto, as reformas não foram fáceis. A economia entrou em crise, a inflação subiu, varias forças políticas saíram em confrontação, cresceu a tensão social, estouraram os conflitos étnicos.

A União Soviética mostrou a sua incapacidade de resolver esta crise global. Assim, o acordo assinado em 1991 pelos líderes das três maiores republicas soviéticas – Rússia, Ucránia e Bielorússia – declarou o final da União Soviética.

A Rússia passou a ser o Estado-continuador e a herdeira de todos activos e passivos da URSS.

HISTÓRIA - PERÍODO ACTUAL

26 de Março de 2000 foi eleito o novo Presidente da Federação da Rússia Vladimir Putin, que ganhou ainda no primeiro turno recebendo 52,9% dos votos de cerca de 65 milhões dos eleitores que participaram das eleições. Vladimir Putin tomou posse como Presidente da Federação da Rússia no dia 7 de maio de 2000.

O Governo do Presidente Vladimir Putin assumiu a responsabilidade de fortalecer as instituições democráticas e continuar as reformas estruturais da economia a fim de construir um país mais seguro, justo e atraente para residir nele. Na área económica prosseguiu o processo de privatização em diversos sectores como de comércio, bancos, telecomunicações e serviços. Foi estabelecido o controle sobre a inflação, o crescimento do PIB registou as sólidas tendências positivas, constituindo o aumento médio de 5% ao ano em 1999, 2000 e 2001 depois da crise financeira de 1998.


Aumentaram-se as exportações que levou a balança comercial favorável de 60 biliões de dólares em 2001. Melhorou-se o clima de investimentos externos, destinados também no sector produtivo, aperfeiçoou-se a base jurídica para negócios e empresariado. Em 2002 entrou em vigor a lei que permitiu a venda livre das terras agrícolas.

Em 2004 Vladimir Putin foi reeleito para o seu segundo mandato como Presidente da Federação da Rússia, recebendo cerca de 71% dos votos, o que demonstrou amplo apoio da política dele pela sociedade do país.

A Rússia tem negociado há uns anos a sua adesão à OMC que consta como uma das prioridades do governo actual. Os avanços da economia russa foram reconhecidos pela comunidade internacional: a Rússia tornou-se um membro pleno do G-8 e sediou a reunião deste foro em 2006, o país recebeu o status de economia de mercado pelos EUA, União Europeia e vários outros países.

Dentro das conquistas importantes do Governo Putin destaca-se também que foi evitada a desintegração do país e impedidos o caos e a guerra civil; começou a se formar a estrutura do verdadeiro Estado federal, com um lugar digno na comunidade internacional.

O povo russo deposita na gestão de Vladimir Putin esperança de que a economia funcione com eficiência e que o nível de vida seja mais alto e decente. As reformas sociais removeram as razões para confrontações políticas e ideológicas com os outros países, deram à Rússia a oportunidade de se unir ao sistema económico mundial e contribuir significativamente para desenvolvimento das relações vantajosas entre as nações do mundo. 


Nenhum comentário: