sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

História da Cidade de Guimarães



Centro Histórico de Guimarães - Património Mundial

Condensado da página da Internet www.afonsinhos.net

Guimarães - Berço da Nacionalidade
A cidade de Guimarães é considerada o «berço» da nacionalidade portuguesa, pois, para além de, segundo a tradição, aqui ter nascido o primeiro rei de Portugal ( parece ter nascido em Coimbra ou em Viseu), também foi neste local que se deram os acontecimentos mais marcantes que conduziram à independência de Portugal.

Guimarães fica situado no Baixo Minho, região onde o verde se espraia sobre a terra, cobrindo os montes com extensos pinheirais, e os vales com altos vinhedos, que dão à terra uma característica única no conjunto do território português.

A história de Guimarães começa com a Condessa Mumadona Dias , mulher de D. Ermegildo Mendes conde de Tuy e do Porto, nobre galega, que no séc. X, recebeu do governador da Galiza, Ramiro II a concessão da vila de Creixomil.

Prossegue com Henrique de Borgonha e a leonesa D. Teresa. que geriram o Condado Portucalense e geraram Afonso Henriques; e se conclui com o combate de Afonso Henriques contra a ingerência de Leão e Castela, afirmando , a partir da batalha de S. Mamede ( 1128 ) e da luta com sua mãe, a existência de Portucale, existência que seria reconhecida por bula papal em 1179. Já antes, em 1143, D Afonso VII, Rei de Leão , aceitara o novo reino cristão.

D. João I cumpre um voto de peregrino à Senhora da Oliveira e beneficia a igreja, o Duque de Bragança, D. Afonso, constrói, na acrópole do castelo, o seu majestoso Paço Ducal.

O séc. XVI conhece novo foral de D. Manuel I à vila. O convento da Costa é abandonado pelos Agostinhos e entregue aos Jerónimos, que aí iniciam grandes obras e estabelecem uma Universidade. Na segunda metade do século constroem-se o convento de Santa Clara e a Igreja da Misericórdia.

Entre as portas da Nova e de S. domingos lança-se uma praça exterior às muralhas com o seu chafariz, conhecida hoje por Toural.

Na primeira metade do séc. XIX, a vila sofre as consequências de uma sociedade afectada em primeiro lugar pelas invasões francesas, seguidamente pelas políticas internas. em 1853, um ano após a visita de Rainha D. Maria II, Guimarães recebe o título de cidade.

O desenvolvimento industrial surge então, nos têxteis, couros, cutelaria, serralharia e fundição, ourivesaria, e torna a cidade um dos maiores polos fabris do país.

Castelo de Guimarães - Berço de Portugal

Construido inicialmente por Mumadona Dias e seu marido Hermenegildo Gonçalves.

Enquadramento : Urbano. Situa-se no topo de uma elevação ocupada por um parque arborizado e relvado, distando poucos metros da igreja românica de S. Miguel do Castelo e do Paço dos Duques de Bragança.

Descrição : Castelo de planta sub-triangular, com cerca delimitando um pátio no centro do qual se implanta a torre de menagem. A cerca é reforçada por 8 torres quadrangulares, 4 das quais defendiam as 2 portas de acesso ao interior.

A cerca e as torres são coroadas por merlões piramidais. Apresenta 2 estreitas escadas, encaixadas na muralha junto da porta E. do castelo, dando acesso ao caminho da ronda. Adossada à cerca, pelo interior do lado N., existem vestígios da alcáçova com grandes janelas e chaminés distribuídas por dois pisos altos. A torre de menagem quadrangular mede c. de 27 m de altura.

Por um estreito passadiço de madeira transita-se do caminho da ronda para o interior da torre de menagem. Observam-se ainda os encontros da cerca amuralhada da vila, dos lado N. e S. Utilização Inicial : MilitarÉpoca de Construção : Séc. X / XI / XIII

2 comentários:

Rui Silva disse...

Fala do castelo mas aparece o Paço dos Duques de Bragança na foto.

Rui Silva disse...

Fala do castelo mas aparece o Paço dos Duques de Bragança na foto.